Home» Sala de Imprensa » Nova subestação Jardim Botânico é energizada

21/03/2019

Nova subestação Jardim Botânico é energizada

Equipes da CEEE Geração e Transmissão (CEEE-GT) e da Transmissora de Energia Sul Brasileira (TESB) concluíram neste domingo, 17, a energização da nova subestação (SE) Jardim Botânico, que vai reforçar o fornecimento de energia à região Leste da Capital. São dois transformadores de 83 MVA (megavolt-ampères) que passam a ficar à disposição da CEEE Distribuição para atender com mais qualidade e confiabilidade a demanda por energia desta região, que tem apresentado expressivo crescimento na última década. Com investimento superior a R$ 47,4 milhões, o novo empreendimento fica na Av. Cristiano Fischer e inclui um trecho subterrâneo de dois quilômetros que vai até a Avenida Ipiranga e abriga a linha de transmissão de 230 kV que interliga a unidade às subestações Gravataí 2 (na RS 118, bairro Santa Tecla) e Porto Alegre 10 (na Ipiranga, bairro Petrópolis).

Para o diretor de Geração e de Transmissão do Grupo CEEE, Jorge Paglioli Jobim, a entrega deste empreendimento marca o compromisso que a Companhia tem com a qualidade da energia entregue à sociedade gaúcha. Ele ressalta o reconhecimento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) às equipes da CEEE e da TESB pelo trabalho: “O ONS acompanha de perto o atendimento à Grande Porto Alegre e destacou os esforços incansáveis e grande determinação de concluirmos as obras desta importante subestação”.

Essa unidade vai abastecer quatro subestações: Porto Alegre 5 (na esquina das ruas Casemiro de Abreu e Lucas de Oliveira, bairro Rio Branco), Porto Alegre 6 (no Beco dos Marianos, Agronomia), Porto Alegre 10 e Porto Alegre 12 (na Senador Tarso Dutra, Petrópolis). No total, mais de 154 mil clientes da CEEE-D atendidos por estas unidades serão beneficiados.

Este é o terceiro reforço importante entregue pela CEEE-GT e pela TESB na região Metropolitana: em 10 de março, foram energizados os reforços na SE Porto Alegre 13 (na rua Vicente Monteggia, na Cavalhada), que alteraram o arranjo do setor de 230 kV e implantou novos equipamentos e outras melhorias para aumentar a confiabilidade operativa e disponibilidade dos equipamentos, proporcionando uma energia de maior qualidade para os consumidores da zona Sul. Em dezembro, foi concluída a nova SE Restinga, que passa a ser a principal fonte de transmissão de energia no sul e extremo sul da Capital. A nova unidade, que fica na Estrada Octávio Frasca, 700, também possui dois transformadores de 83 MVA e passa a atender a região em 230 mil volts junto com a SE Porto Alegre 13. A SE Restinga abastece três subestações da CEEE Distribuição: Porto Alegre 14 (Estrada Edgar Pires de Castro, esquina com a João Antônio da Silveira), Porto Alegre 15 (no cruzamento rua Cirino Prunes com a Avenida Serraria) e Rincão (na Estrada Afonso Lourenço Mariante, no Belém Velho). Dessas unidades da CEEE Distribuição, partem os alimentadores (redes de média tensão) que abastecem os bairros e chegam, diretamente, a mais de 62,4 mil unidades consumidoras.

 

Mais sobre a TESB: a Transmissora de Energia Sul Brasileira é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), cujo acionista majoritário é a CEEE Geração e Transmissão. Ela é a responsável por obras fundamentais para o sistema de transmissão do Rio Grande do Sul: são quatro novas subestações (Restinga e Jardim Botânico em Porto Alegre, além de Viamão 3 e Candelária 2) e mais cinco Linhas de Transmissão em 230 kV (quilovolts) que interligam as subestações nas regiões Metropolitana e Central.

Fonte: Texto: Letícia Jardim. Foto: Divulgação/Grupo CEEE

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2016