Atuação Ambiental

A Empresa adota medidas para a identificação de ocorrências de impactos ambientais, desenvolvendo ações que eliminem, minimizem ou compensem os mesmo, levando essas práticas a diversos públicos com os quais se relaciona.

Destaca-se entre as empresas do setor por adotar um modelo de construção de redes de transmissão e distribuição de energia com postes de madeira reflorestada, além de ter sob seu próprio domínio o ciclo completo da produção de postes de madeira utilizados pela eletrificação em escala economicamente auto-suficiente. Nesse processo está incluída a produção de sementes e mudas, com o plantio, o manejo florestal e o beneficiamento de postes por toda sua vida útil, terminando com a retirada da rede e reciclagem, tornando ecologicamente e socialmente útil essa atividade.

Atuação da Empresa na preservação do meio ambiente:

Recuperação de áreas degradadas - O viveiro da empresa produz anualmente cerca de 260 mil mudas nativas e 640 mil mudas de eucaliptos. Estas mudas são distribuídas em campanhas, programas e eventos ambientais patrocinados pela empresa. Muitos dos trabalhos realizados pela empresa são desenvolvidos em parceria com municípios, associações comunitárias, entre outros, visando a conscientização da sociedade em relação ao uso e a preservação de rios e lagos, sujeitos à erosão por desmatamentos.

Gestão de Resíduos - A empresa possui uma estrutura física para o recolhimento e a estocagem centralizada de sucata de materiais insersíveis, que, posteriormente, são comercializados em leilão. O projeto tem caráter permanente e envolve todos os setores da empresa. Além disso, um programa de destaque na empresa é o“Recicle CEEE”, em vigor desde 2002, o qual destina o lixo seco e orgânico coletado nas dependências da empresa às comunidades carentes, tendo como principal parceiro o Centro de Educação Ambiental da Vila Pinto (CEA). Também faz parte do programa o recolhimento de pilhas e baterias de celular, retornando este material às empresas especializadas no tratamento deste tipo de material. Estas ações visam, principalmente, difundir uma conscientização nas populações carentes para as questões da preservação do meio ambiente.

Participação nas Estações Ecológicas

Reserva Biológica Lami José Lutzenberger - A área localizada na cidade dePorto Alegre possui 180 hectares e abriga diversas espécies de animais em extinção, dentre eles o “Bugiu Ruivo” e o “Tachã”.

Reserva Ecológica do Taim - A empresa adquiriu sinalizadores para a linha de substransmissão de 138 Kv que liga as substações da Quinta, no município de Rio Grande, a Marmeleiros em Santa Vitória do Palmar. O objetivo desta ação é o de proteger a avifauna da região. Os sinalizadores são projetados para chamar a atenção das aves migratórias que cruzam a reserva, evitando, desta forma, a colisão destas com os cabos da linha de substransmissão no local.

 

Oficina de Eco-Arte CEEE - – Evento proporcionado pela empresa que objetiva aproximar das crianças os elementos da natureza, estimulando a criatividade e a reflexão quanto aos aspectos da relação do homem com a natureza. São utilizados nas oficinas: materiais de origem vegetal, extraídos exclusivamente dos hortos florestais da empresa; painéis de papelão; cola e giz de cera. Ainda, são ministradas palestras às crianças sobre os cuidados necessários com o meio ambiente.

Semana da Água - A programação teve como meta a conscientização do público acerca da necessidade de preservação dos recursos naturais, com ênfase para uso adequado e responsável da água, contando com a participação de empregados, filhos de empregados, estudantes e professores.

Fórum Gaúcho de Produção mais Limpa - Órgão Consultivo criado pelo DecretoEstadual n. 44.723, de 10 de novembro de 2006, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, o qual possui como atribuição o assessoramento técnico e político em temas relacionados à prática de produção mais limpa e ao consumo sustentável.

Cuidados com o Manejo Vegetal - Foram treinados 191 eletricistas para disciplinar os profissionais a executarem as podas de vegetais arbóreos entre os sistemas elétricos da empresa.

Produção + Limpa - Metodologia difundida nas Oficinas de Manutenção deTransformadores e Regulares de Tensão e Oficina de Manutenção e Equipamentos Eletromecânicos da Empresa.

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2016