Home» Sala de Imprensa » CEEE disponibiliza nova versão de regras das instalações consumidoras

13/03/2017

CEEE disponibiliza nova versão de regras das instalações consumidoras

Está disponível no site da CEEE (www.ceee.com.br) a versão atualizada do Regulamento das Instalações Consumidoras de Baixa Tensão (RIC-BT) para uso exclusivo na área de concessão da Distribuidora. O regulamento estabelece os novos procedimentos técnicos e padrões de entrada de energia das unidades consumidoras conectadas no sistema de distribuição de baixa tensão da Concessionária de Energia, atualmente constituído por 1,6 milhão de clientes em 72 municípios das regiões Sul e Sudeste do RS.

Conforme informado pela área técnica da empresa, os padrões constantes no regulamento anterior (versão 1.4) continuarão sendo aceitas por 180 dias, a partir desta segunda-feira (13). Nesse período, quando da execução do serviço em campo ambos os padrões serão aceitos, garantindo assim efetivação do serviço, sem prejuízos aquelas entradas já construídas.

A empresa informa que as unidades consumidoras atualmente em operação não serão afetadas com as novas alterações. As mudanças ocorrem somente nas unidades em que houver solicitação de serviços, por parte do interessado, em que há necessidade de adequação do padrão de entrada de energia elétrica.

A CEEE destaca ainda que o RIC de média tensão está em processo de revisão, entretanto, neste momento, não há alteração no regulamento, o qual também está disponível no site da Distribuidora.

 

Principais novidades do novo documento

 

Ø Ampliação da capacidade mínima do disjuntor das unidades consumidoras (Anexo J). A capacidade nominal mínima considerada para fins de dimensionamento é igual a 50 Ampères para qualquer tipo de fornecimento e nível de tensão;

Ø Adequação do Anexo Z, em função dos critérios de dimensionamento da entrada de energia;

Ø Inclusão das caixas de medição de policarbonato (modelo CPO modulada), possibilitando conexão de múltiplas unidades consumidoras;

Ø Inclusão de seccionadora nas medições indiretas (figura24), para ampliação da segurança nas instalações;

Ø A partir desta versão, o RIC-BT apresenta padrões exclusivos para conexões em baixa tensão no âmbito da área de concessão da CEEE-D.

 

 

 

Fonte: Texto: Mara Medeiros

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2016