Home» Sala de Imprensa » Horário de Verão termina no próximo fim de semana

16/02/2018

Horário de Verão termina no próximo fim de semana

O Horário Brasileiro de Verão (HBV) acaba à meia-noite deste sábado (17) para domingo, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora. A mudança, em vigor desde 15 de outubro de 2017, ocorreu nos três estados do Sul, no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

 

O Ministério de Minas e Energia deverá divulgar um balanço consolidado após o fim do período. Conforme divulgado em nota pelo MME, no início desta edição do HBV, “a avaliação dos atuais impactos na redução do consumo e da demanda de energia elétrica, contida nos estudos realizados neste ano de 2017 pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME), mostra que a adoção do horário de verão traz atualmente resultados próximos da neutralidade para o sistema elétrico”.

 

A economia estimada pela CEEE Distribuição em termos de energia consumida, no horário de ponta, deverá ser de 0,6% e a redução de demanda nesse horário é de 1,68%.  Levando-se em consideração que a concessionária atende 1,6 milhão de clientes em 72 municípios este percentual deve representar o consumo de uma cidade com aproximadamente 40 mil habitantes. Para se ter uma ideia, essa é a energia necessária para abastecer um município do porte de Osório, no horário de ponta por 126 dias (que foi o tempo que durou o horário diferenciado) ou 21 dias de consumo.

 

A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931 e tem por objetivo proporcionar maior aproveitamento da luz natural, reduzindo o consumo de energia e, em consequência, a necessidade de aumento da geração de energia para atender os picos de demanda.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social Grupo CEEE

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2016